| Quando
'Django Livre' (Django Unchained)
foi anunciado, Will Smith estava
anexado ao projeto como o protagonista,
Django.
Meses
antes das filmagens começar, o ator
se desligou da produção, e
foi substituído por Jamie Foxx
('Rio').
|
Em
entrevista à EW, Smith revelou o motivo
de não ter assinado contrato.
"Django
não era o protagonista, e eu precisava
desta liderança. O outro personagem era
o protagonista", afirmou, se referindo ao
personagem de Christoph Waltz.
"Tentei
negociar com Quentin. Eu disse 'Não, Quentin,
por favor, eu preciso matar o bandido!",
concluiu.
Ironicamente,
Christoph Waltz foi considerado
um Ator Coadjuvante pelo Oscar, enquanto Jamie
Foxx foi promovido como protagonista
do filme.
Apesar
de não aceitar participar da produção,
Smith elogia o trabalho de Tarantino: "Achei
brilhante, mas não era para mim".
'Django
Livre' levou os Oscars de Melhor Ator Coadjuvante
e Melhor Roteiro Original, e arrecadou ótimos
US$ 413 milhões mundialmente.
Ambientado no sul dos Estados Unidos dois anos antes da Guerra Civil, 'Django Livre' é estrelado pelo vencedor do Oscar®, Jamie Foxx, como Django, um escravo cujo histórico brutal com seus ex-senhores o coloca cara a cara com o caçador de recompensas alemão, dr. King Schultz (o vencedor do Oscar®, Christoph Waltz). Schultz está no encalço dos sanguinários irmãos Brittle, e Django é o único que pode levá-lo à sua recompensa. O heterodoxo Schultz compra Django com a promessa de alforriá-lo assim que capturar os Brittle – mortos ou vivos.
O sucesso leva Schultz a libertar Django, embora os dois optem por não seguirem caminhos separados. Em vez disso, Schultz caça os criminosos mais perigosos do sul dos E.U.A. tendo Django ao seu lado. Aperfeiçoando suas habilidades vitais de caça, Django permanece focado em um único objetivo: encontrar e resgatar Broomhilda (Kerry Washington), a esposa que ele havia perdido para o tráfico de escravos há muito tempo.
A busca de Django e Schultz acaba levando-os até Calvin Candie (o indicado ao Oscar®, Leonardo DiCaprio), o proprietário de “Candyland”, uma fazenda abominável onde os escravos são preparados pelo treinador Ace Woody (Kurt Russell) para lutarem entre si por esporte. Explorando a fazenda sob falsos pretextos, Django e Schultz despertam a desconfiança de Stephen (o indicado ao Oscar®, Samuel L. Jackson), o fiel escravo doméstico de Candie. Suas manobras são percebidas, e uma organização traiçoeira fecha um cerco ao seu redor. Se Django e Schultz quiserem escapar levando Broomhilda, eles precisam escolher entre a independência e a solidariedade, entre o sacrifício e a sobrevivência…
