Peter Jackson fala sobre participação como ator em 'O Hobbit'

17.12.2012
Renato Marafon

Em entrevista à Empire, o diretor Peter Jackson falou sobre sua participação especial como ator em 'O Hobbit - Uma Jornada Inesperada'.

Ele aparece brevemente como um anão em fuga, quando Smaug ataca Erebor.

"Na verdade, eu não tive muita escolha, pois não existem muitos personagens humanos no filme. Também não tinha um hobbit nem um elfo que eu poderia interpretar, então não tive escolha. Foi um pouco antes do final das filmagens, precisei me vestir de anão e fiquei aterrorizado de como foi desconfortável. A experiência foi terrível, e fiquei feliz em não ter feito isso antes. Foi nos últimos dias das filmagens. Sentiria pena dos atores se tivesse passado por essa situação antes. Teria passado as filmagens me sentido culpado", afirmou.

'O Hobbit: Uma Jornada Inesperada' já está nos cinemas. 'O Hobbit: A Desolação de Smaug' estreia em 13 de dezembro de 2013, e 'O Hobbit: Lá e de Volta Outra Vez' em 18 de julho de 2014

Todos os três filmes serão lançados em 3D, em alguns cinemas 2D e em IMAX.

Jackson, o cineasta premiado com o Oscar® por trás da trilogia sucesso de bilheteria "O Senhor dos Anéis", encerrou recentemente as filmagens do que ele originalmente planejou ser uma adaptação em dois filmes de O Hobbit, ambientada na Terra-média 60 anos antes de O Senhor dos Anéis.

Jackson declarou: "Ao ver recentemente o corte do primeiro filme e um pedaço do segundo, Fran Walsh, Philippa Boyens e eu ficamos muito satisfeitos com a maneira na qual a história foi se formando. Reconhecemos que a riqueza da história de O Hobbit, bem como parte do material relacionado nos apêndices de O Senhor dos Anéis, deram origem a uma pergunta simples: podemos contar algo mais a respeito da história? E a resposta, do nosso ponto de vista como cineastas e fãs, foi um incondicional ‘sim’. Sabemos da força do nosso elenco e dos personagens que eles trouxeram à vida. Sabemos criativamente como a história pode ser convincente e envolvente e - por fim, e mais importante - sabemos o quanto o conto de Bilbo Bolseiro, os Anões de Erebor, o surgimento do Necromancer e a Batalha de Dol Guldur não seriam completamente contados se não realizássemos plenamente esta complexa e maravilhosa aventura. Fico encantado ao saber que a New Line, a MGM e a Warner Bros. estejam igualmente entusiasmados para trazer aos fãs esta extensão do conto ao longo de três filmes."

O Presidente da New Line Toby Emmerich disse, "Apoiamos completamente Peter e sua visão de trazer esta grande aventura para a tela ao longo de três filmes. A reverência de Peter, Fran e Philippa pelo material e pela compreensão desses personagens garante uma viagem emocionante e mais ampla que certamente agradará aos fãs de todo o mundo".

"Com essa abundância de material rico, endossamos a decisão de continuar a desenvolver o que Peter, Fran e Philippa já iniciaram. Estamos confiantes que, com o cuidado que os cineastas têm tomado para trazer com fidelidade esta viagem para a tela, o filme será recebido por uma legião de fãs em todo o mundo ", disseram Gary Barber e Roger Birnbaum, co-presidentes do estúdio.

Sob a direção de Jackson, todos os três filmes estão sendo filmados em 3D digital com a última tecnologia em câmera e som. As filmagens adicionais, do mesmo modo que a fotografia principal, serão realizadas no Stone Street Studios em Wellington e em sets de filmagem por toda a Nova Zelândia.

Ian McKellen retorna como Gandalf, o Cinza, mesmo personagem que interpretou na trilogia 'O Senhor dos Anéis' e Martin Freeman, que ganhou recentemente o BAFTA TV Award de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel na série da BBC “Sherlock” fará o protagonista Bilbo Baggins. Também repetindo seus papéis nos filmes “O Senhor dos Anéis” estão: Cate Blanchett como Galadriel; Orlando Bloom como Legolas; Ian Holm como o ancião Bilbo; Christopher Lee como Saruman; Hugo Weaving como Elrond; Elijah Wood como Frodo; e Andy Serkis como Gollum. Completando o elenco estão Richard Armitage, Jed Brophy, Adam Brown, John Callen, Stephen Fry, Ryan Gage, Mark Hadlow, Peter Hambleton, Stephen Hunter, William Kircher, Sylvester McCoy, Bret McKenzie, Graham McTavish, Mike Mizrahi, James Nesbitt, Dean O’Gorman, Lee Pace, Mikael Persbrandt, Conan Stevens, Ken Stott, Jeffrey Thomas, e Aidan Turner.

O orçamento ficou na casa dos US$ 250 milhões para cada filme.